top of page

ANÁLISE DAS DISFUNÇÕES RESPIRATÓRIAS RELACIONADAS A PARALISIA CEREBRAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 

 

Objetivo Geral: Analisar as disfunções respiratória em pacientes com Paralisia Cerebral

 

Palavras chave: Paralisia Cerebral respiratória. 

 

Base de dados: Lilacs E PEDro.

 

Pergunta norteadora: Quais as dificuldades respiratórias encontradas em pacientes com Paralisia Cerebral?

 

Data dos artigos: A partir de 2010. 

 

Artigo de revisão integrativa: https://periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/4593

​

RESUMO

​

Introdução: A paralisia cerebral (PC), afeta a função motora gerado por danos não progressivos que pode ocorrer no período de desenvolvimento fetal ou na infância. Esse distúrbio afeta o sistema nervoso e se caracteriza pelo déficit motor, déficit cognitivo, visuais, auditivos, distúrbios de deglutição e linguagem. Além disso, ocorre alterações no tônus muscular que pode causar encurtamento dos músculos inspiratórios e enfraquecimento dificultando a expiração e afetando outros diversos fatores, o que agrava as disfunções respiratórias. A fisioterapia atua visando a melhora da função respiratória, promovendo o reequilíbrio tóraco abdominal para recuperar a vitalidade entre abdômen e tórax, melhorando a posição dos arcos costais e diafragma, assim aumentando a força e o tônus dos músculos respiratório para o melhor desemprenho da inspiração e expiração. Objetivo Geral: Analisar as disfunções respiratórias em pacientes com Parasilia Cerebral. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa cujo o tema é “Disfunções respiratórias relacionadas a paralisia cerebral”. Os critérios de inclusão são, estar nas plataformas Lilacs e PEDro, ter menos de 10 anos, estar relacionado com paralisia cerebral e respiratória, ser encontrado com as palavras chaves “paralisia cerebral respiratória”. Os critérios de exclusão são: não estar na plataforma Lilacs e PEDro, ter menos de 10 anos, não estar relacionado com paralisia cerebral e respiratória, não ser encontrado com as palavras chaves “paralisia cerebral respiratória”. O produto é um fluxograma de buscas. Resultado e Discussão: A amostra foi composta por 7 artigos, entres os artigos, 6 apresentaram objetivo relacionado à melhora da disfunção respiratória, com protocolos, exercícios e treinamento da função respiratória. E um artigo apresentou como objetivo uma proposta de intervenção multidisciplinar para facilitar nos cuidados e manejo dos pais desses pacientes. De acordo com todos os artigos encontrados, a paralisia cerebral é uma das disfunções que afetam o desenvolvimento infantil e limita o desemprenho da crianças em realizar atividades diárias. Para Siriwat, a fisioterapia convencional é uma técnica muito usada e recomendada no início de infecções pulmonares com PC. Keles et al relata que o treinamento muscular inspiratório é de maior eficácia para o fortalecimento da musculatura respiratória relacionado a PC. Conclusão: Concluímos que as crianças com PC tendem a adquirir disfunções respiratórias causada pela fraqueza da musculatura respiratória, fazendo com que a tosse seja pouco eficaz, complicando a higienização brônquica, gerando um hipertonia causando redução da capacidade de estiramento da musculatura inspiratória e abdominal.

 

AGRADECIMENTOS

Agradecemos primeiramente a Deus, pelas nossas vidas, saúde e energia que nos permite estar aqui. A nossa família, pela dedicação, paciência e todo modo de contribuição para que possamos estar neste caminho, em busca de uma profissão e realização do nosso sonho.

Agradecemos imensamente, ao professores que estão dispostos a nos ajudar e contribuir no nosso aprendizado a todo momento, que nos auxiliam e nos orientam. Agradecemos também a nossa instituição, Uniamérica, por nos dar as melhores ferramentas para nossos estudos. E também a ACDD - Associação de Crianças Deficientes de Foz do Iguaçu, que nos possibilitou fazer visitas, análise da realidade e nos trouxe grande inspiração para o tema do nosso projeto atual. 

bottom of page