Acadêmica de Fisioterapia
DOR E MOVIMENTO HUMANO
Primeiro semestre de 2019 e terceiro período do curso de fisioterapia. Iniciamos o semestre aprendendo a montar uma ficha de avaliação. Cada etapa foi explicada e realizada em sala durante o semestre, o que foi fundamental para que avaliássemos de maneira abrangente um paciente real e montássemos, por completo, uma ficha de avaliação.
​
Em sala, realizamos estudos sobre instrumentos avaliativos básicos da fisioterapia. Tivemos explicações sobre sinais vitais, articulações e seus movimentos. Aprendemos sobre o método de goniometria, onde medimos com um goniômetro o ângulo das articulações, também realizamos estudos sobre antropometria, simetria, e como avaliarmos a força muscular, que pode variar em um grau de 0 a 5.
​
Na ficha de avaliação começamos pela anamnese, que é uma entrevista, ou, melhor dizendo, um bate papo roteirizado que tem como objetivo conhecer melhor o paciente e também a causa de sua doença, nos guiando a um diagnóstico e nos ajudando para escolhermos a melhor terapia, visando uma melhora no quadro e a prevenção de um novo quadro.
​
Seguimos com o exame físico, onde aferimos a pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória, temperatura, grau da dor do paciente, realizamos a inspeção que se inicia no momento em que o paciente entrar em nosso campo visual, observando o seu biotipo, postura, linguagem, expressões faciais, dismetrias, rubores, cicatrizes, edemas e prosseguimos com a palpação da região onde há alguma anomalia.
Após, acrescentamos um diário pressórico, goniometria da articulação da qual era apontada como queixa principal, avaliação da força muscular, avaliação postural e finalizamos com um possível diagnóstico.
Concluímos a ficha avaliativa com fotos de técnicas de RPG, alongamentos e fortalecimentos em cadeia cinética aberta e cadeia cinética fechada realizada pelo o paciente, seguindo nossas orientações, sempre com base nos modelos disponibilizado por nossos orientadores.
Veja a baixo a ficha de avaliação do meu paciente real!