top of page

SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

Fisiologia

A fisiologia é o estudo do funcionamento normal de um organismo vivo, incluindo todos os processos físicos e químicos.

Aristóteles usou a palavra em sentido amplo, para descrever o funcionamento de todos os organismos vivos, não exclusivamente do corpo humano. Considerado o pai da medicina, Hipócrates, utilizou a palavra fisiologia com o significado de “o poder curativo da natureza”, a partir daí, tornou-se associado com a medicina.

Por volta de 1501, na Europa, a fisiologia formalizou-se como, o estudo das funções vitais do humano, porém hoje o termo é usado novamente para se referir ao estudo das funções de todos os animais. (SILVERTHORN, 2010)

 

Terminologia Anatômica e Níveis de Organização

Você precisa familiarizar a forma popular com a terminologia anatômica. Compreendendo à origem e o significado dos termos te ajudará a lembrar seus nomes e a localização das estruturas. Por exemplo o termo “cervical”, refere-se ao pescoço.

Um corpo em região anatômica, refere-se a uma pessoa em pé, com os membros superiores estendidos ao lado do tronco, e as palmas das mãos voltadas anteriormente. A posição anatômica, desde o básico até o clinico, é o padrão de referência que fundamenta a terminologia anatômica. (MARTINI, 2009)

​

Anatomia Vertebral

Geralmente as vértebras exibem um plano estrutural comum, cada vértebra exibe um corpo relativamente encorpado, esférico ou oval. Vários processos, tanto articulações das costelas, quanto as inserções de músculos, entendem-se do arco vertebral.

A coluna de um adulto apresenta quatro curvaturas, sendo a 1ª uma curvatura secundária (lordose cervical), a 2ª uma curvatura primária (cifose torácica), a 3ª curvatura secundária (lordose lombar), e a 4ª curvatura, curvatura primária (cifose sacral).

As menores vértebras isoladas, e imóveis do corpo são as sete vértebras cervicais. Elas se prolongam do osso occipital do crânio até o tórax. O corpo de cada vértebra torácica se articula com as costelas, geralmente apresentam um corpo em formato de um coração e maiores que uma vértebra cervical.

Já as vértebras lombares são as maiores, o corpo é mais grosso do que de uma vértebra torácica. Ela suporta o a maior parte do peso corporal. E o sacro, composto por cinco vértebras fundidas, inicia-se logo após a puberdade e se completa até dos 25 e 30 anos. (MARTINI, 2009)

 

Ciclo Celular

Uma célula se reproduz e em uma sequência ordenada de eventos ela duplica seu conteúdo e divide-se em duas, esse ciclo é conhecido como ciclo celular, ele é o mecanismo mais importante no qual todos os seres vivos se reproduzem.

O ciclo celular é responsável por duplicar de maneira aperfeiçoada a grande quantidade de DNA nos cromossomos, e segregar o DNA para as células-filhas geneticamente idênticas, de forma que cara uma delas receba uma cópia completa de todo o genoma. (ALBERTS, 2017)

 

Apoptose e Necrose

Para manutenção, desenvolvimento e crescimento de organismo multicelulares é preciso que um mecanismo que produza as células e um que as destroem, a manutenção requer que as células morram na mesma intensidade em que são produzidas. Elas também morrem quando apresentam risco para a saúde do organismo, como quando estão infectadas ou danificadas. Na maioria dos casos há uma morte programada, no qual a célula se autodestrói e é fagocitada por outras células, esse processo se chama “apoptose”, origem grega que significa “cair”, como as de uma árvore. A casos em que as células morrem em resposta de um dano, como por falta de suprimento sanguíneo, trauma. Essas células se expandem e explodem, então ela libera seu conteúdo sobre outras células e prova uma resposta inflamatória, esse processo é chamado “necrose celular”, muitas vezes é causada pela depleção energética, que pode causar defeitos metabólico e perda de iônicos que sucede da membrana celular. (ALBERT, et al, 2017)

​

Tecido Muscular: Músculo Esquelético

O tecido voluntário ou tecido muscular esquelético, forma inúmeros órgãos, nominado “músculos” (com exceção do diafragma). Com o músculo esquelético foi estabelecido que as miofibrilas das células muscular são integrados por miofilamentos, ou estruturas filamentosas de dois tipos, finos e grosso. (EYNARD, 2010)

​

Sistema Cardiovascular

O coração tem aproximadamente o tamanho de um punho cerrado, ele abrange quatro câmaras musculares, o átrio direito, átrio esquerdo, ventrículo direito e ventrículo esquerdo, estes trabalham juntos impulsionando o sangue, no ciclo cardíaco.

O ciclo cardíaco inclui alternadamente períodos de contração e de relaxamento. Na contração, também chamada de sístole, a câmara lança o sangue para dentro de outra câmara, ou tronco arterial. Já no relaxamento, também chamado de diástole, a câmara enche de sangue e prepara-se para inicial um novo ciclo cardíaco. (MARTINI, 2009)

 

Sistema Respiratório

O sistema respiratório divide-se em trato respiratório superior e trato respiratório inferior. O trato respiratório superior abrange a cavidade nasal, boca, faringe, e a laringe, e o trato respiratório inferior, abrange a traqueia, brônquios principais, e os pulmões que dentro deles estão localizados os bronquíolos terminais, bronquíolos respiratórios e os alvéolos.

O sistema respiratório envolve estruturas envolvidas com as trocas gasosas e com a ventilação, com por exemplo as vias aéreas, que conduz o ar externo até a local de troca gasosa, e os alvéolos, que são responsáveis pela troca de gases. (SILVERTHORN, 2017)

ap.jpg
coração e pulmão suíno
bottom of page